Terça-feira, 15 de Abril de 2008

A Parte Mecânica

No exterior
Motor:
  • Verificar  se existe pingos debaixo do carro;
  • Observe por debaixo do carro se, na zona do depósito de óleo, encontra pequenos coágulos de óleo ou mesmo junto do "bujão", se sim, poderá de ter que substituir a anilha;
  • Verifique o estado do escape, se está muito sujo ou oleoso;
Amortecedores:
  • Faça um pequeno teste, balance o carro para baixo e observe se este volta ao seu ponto inicial sem oscilações;
Embraiagem, Acelerador e Travão:
  • Tome atenção ao accionar os pedais se estes têm um movimento livre;
  • Com o carro ligado, accione a embraiagem e coloque uma mudança e depois lentamente levante o pé do pedal e verifique se esta a "pegar" muito em cima, se sim, tome em atenção que a embraiagem está com muito uso;
  • Certifique-se que o travão de mão não precisa de ir ao máximo para estabilizar o carro;
De Capô Aberto:
Chassi:
  • Verifique o número de chassi se condiz com o registo de propriedade do carro;
  • Verifique, com a máxima atenção, junto da placa de identificação a existência de qualquer soldadura, colagem e irregulariedades;
Óleo:
  • Retire a vareta do óleo e verifique o estado do óleo quanto ao aspecto, se está muito viscoso, e ao nível;
Sistema Eléctrico:
  • Verifique os circuitos eléctrico e cabelagens  se existe  cortes, fios descarnados, ligações duvidosas e dirija-se ao interior do carro e observe as luzes do exterior e interior do carro, painel de controlo, pisca-piscas, a luz de marcha-traz e dos travões;
  • Verifique os vidros, retrovisores e manípulos;
Bateria:
  • Verifique o seu estado;
 Sistema de Refrigeração:
  • Verifique o estado dos componentes do sistema de refrigeração, tais como, os tubos de borracha (cortes, ressecados,danificados) e o estado do líquido de refrigeração se apresenta sinais de ferrugem ou de oleosidade;
Filtros:
  • Verifique o estado do filtro de ar se está limpo;
  • Também pode verificar o estado do filtro de óleo se existem limalhas;
Motor:
  • Pergunte quando foi a última vez que a correia de distribuição foi substituída;
  • Verifique se a junta da cabeça do motor esta suja, "babada";
  • Tenha em atenção se o motor estiver muito limpo mais há frente explico-lhe o porque;
Motor Ligado
  • Logo que ligue o motor verifique pelo retrovisor se sai muito fumo, se sim, aviso que é mau sinal, possivelmente o motor está a queimar óleo, poderá ter problemas com os segmentos;
  • Escute se existe algum ruído metálico, isto poderá indicar graves problemas, desde empenos, folgas,etc...
  • Com o motor ligado, abra o capô, e observe a junta da cabeça se esta se "baba", se sim, possível substituição dos vedantes;
  • Verifique se a temperatura sobe muito rapidamente;
  • Deixe o motor ligado durante algum tempo e verifique se a ventoinha acciona;
Se for possível, peça para conduzir o carro e tenha atenção este aspectos:
  • Teste a direcção;
  • Verifique se sente vibrações no volante numa velocidade 100 Km/h;
  • Verifique se entram todas as mudanças;
  • Observe o comportamento do motor, bem como da suspensão;
  • Teste os travões;
Equipamentos de Segurança
  • Certifique-se de que estão em condições os equipamentos de segurança obrigatórios do veículo, como extintor de incêndio, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cintos de segurança, etc.
    Em caso de dúvida, leve consigo um amigo que tenha conhecimentos  de mecânica ou um mecânico da sua inteira confiança para o ajudar  a avaliar o estado do carro.

Se achar que falta algum aspecto, desde já lhe agradeço que comente, pois estará, não só a ajudar-me, como os futuros visitantes.

Santi
publicado por Santi às 20:16

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6 comentários:
De Cristina a 29 de Janeiro de 2009 às 14:22
Olá Equipa,

eu encontrei há pouco tempo na internet a sua página sobre carros usados http://akicarro-usadoaki.blogs.sapo.pt/ e gostaria de apresentar então o seguinte site: www.carrosusados.pt e as vantagens deste.

Um pouco mais sobre a página:

Na www.carrosusados.pt você encontra informações sobre o tema carros, assim como notícias do sector automotivo, lançamentos e fotos, assim como uma base de dados com inúmeros veículos à venda. Você encontra ainda dados detalhados de marcas e modelos do mundo todo.

Visite você mesmo nosso site www.carrosusados.pt veja tudo o que o site oferece.

Caso haja interesse, gostaria de saber se existe possibilidade de inserir um link de www.carrosusados.pt no seu site.

Agradeço pela cooperação e aguardo respostas.

Melhores cumprimentos,

Cristina Fujiname
cristina@midiamind.com
De Bom de Roda a 20 de Abril de 2009 às 03:22
Olá amigos de Portugal!!
Gostei muito da matéria!
Tomei a liberdade de reproduzir o seu texto na íntegra no meu blog: http://apertaocinto.blogspot.com/2009/04/dica-de-portugues.html, dando os devidos créditos à vocês, é claro.
Grande abraço e sucesso!
De JOAO a 15 de Setembro de 2010 às 12:25
ÉS COMO UM BURRO...ESTA VISTO QUE NAO PERCEBES NADINHA DE CARROS...
De Joao a 31 de Maio de 2011 às 23:49
Quando é um motor tipo BMW wue tem plásticos em cima de todo o motor como é q vejo se o motor esta babado?
De credito auto a 27 de Maio de 2012 às 13:40
Acho que aqui está uma excelente guia para quem está a pensar em comprar um carro usado / de serviço. Atenção que já ouvi algumas queixas de compra de carros de serviço. Cumprimentos a todos
De automovel online a 13 de Março de 2014 às 21:54
Boas dicas

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